Tons de Fundo Copigés

Estações de Bombagem Clark Water nas Filipinas

Monitorização de Circuitos de Distribuição de Água

Clark, nas Filipinas - Zona Industrial e Económica

Monitorização de Circuitos de Distribuição de Água

Clark, Filipinas: Uma antiga base militar norte-americana, é agora uma zona industrial e económica e um dos mais importantes hubs económicos das Filipinas.

A Clark Water é responsável por fornecer mais de 500 empresas com um fornecimento fiável e constante de água, com mais de 32 locais de bombagem na área.

Com tanto equipamento para monitorizar, a Clark Water necessita de uma solução robusta e poderosa, sem fios até ao escritório central. Cada localização é equipada com uma unidade de geração, sistemas UPS e SCADA.

Monitorização de Circuitos de Distribuição de Água - Estações de Bombagem Clark Water nas Filipinas

Exemplo típico de estação de bombagem com solução de monitorização AKCP.

 

Os Requisitos eram de monitorizar os geradores e os tanques de combustíveis destes locais, assim como monitorizar equipamentos de outros fabricantes como as UPS. Um dos locais está equipado com um mini datacenter para o qual é necessário registar os acessos, temperaturas e monitorizar as unidades UPS.

As unidades base AKCP com Modem de Dados foram usadas para garantir que as comunicações e alertas ainda podem ser gerados em caso de falha da rede geral.

Locais da Solução AKCP para controlo e gestão da rede

Locais da Solução AKCP para controlo e gestão da rede

Plataforma de Monitorização Centralizada

O Software de gestão centralizada AKCP Pro Server permite o controlo no edifício principal para permitir uma gestão centralizada de todos os locais. Painéis Customizáveis (Dashboards) foram implementados para disponibilizar os dados de todos os geradores e sensores instalados em cada localização das águas de Clark. Os sensores virtuais foram implementados para monitorizar os estados das unidades de backup UPS, assim como o sistema SCADA de controlo das estações de bombagem.

Câmaras ONVIF foram ainda implementadas com o servidor AKCP Pro Server para gerir as áreas sensíveis e o controlo de acessos.

O Servidor AKCP Pro Server é ainda usado para gerir todos os dispositivos interligados, actualizar o firmware das unidades, configuração centralizada e manutenção da rede inteligente.

Estação de Bombagem de Profundidade

Esta estação de bombagem de profundidade é crítica para as operações da Clark Waters, com o gerador ligado 24 horas por dia com um backup secundário para emergência. Neste local, o gerador não tem um painel de controlo com RS485 Modbus. A AKCP foi capaz de satisfazer as necessidades de monitorização instalado um dos nossos sensores. Um SPX+ com DIN Rail.

O SPX+ foi equipado com 4 portas de sensores e 10 contactos secos opto-isolados com modem 3G de dados para o envio de SMS em situações críticas. Um sensor duplo de temperatura e húmidade foi colocado no interior do painel eléctrico.

Controlo de Quadro Eléctrico com AKCP SPX+ Din Rail

Controlo de Quadro Eléctrico com AKCP SPX+ Din Rail

Um sensor ultrasónico de combustíveis fornece o sistema de alertas necessário quando o nível de combustíveis é crítico e requer atenção urgente ou menos urgente.

Através da monitorização dos contactos secos foi possível monitorizar o estado ON e OFF, assim como fornecer alertas se as portas dos geradores ou painéis de controlo foram acedidos. Um sensor de voltagem DC foi ligado à bateria para garantir que a sua saúde é analisada remotamente.

Sensor Ultrasónico de Medição de Combustível e Voltímetro isolado DC

Sensor Ultrasónico de Medição de Combustível e Voltímetro isolado DC

 

Estação de Tratamento de Águas

Localizada na parte norte de Clark, é o principal centro de tratamento de águas da zona. Crítico para manter um ambiente saudável é essencial para este site, operacional 24 horas e 365 dias por ano.

Monitorização de Circuitos de Distribuição de Água - Estação de Tratamento de Águas de Clark com sistemas AKCP

Estação de Tratamento de Águas de Clark com sistemas AKCP

Uma localização de maior importância que as estações de bombagem, esta foi equipada com um gerador Cummins com um painel de controlo ComAp IntelliLite AMF20. Uma ligação RS485 Modbus foi criada entre o SPX+ e o painel de controlo, permitindo ao AKCP monitorizar os parâmetros do motor remotamente.

Parâmetros monitorizáveis via Modbus RS485:

  • Pressão do Óleo
  • Voltagem da Bateria
  • Temperatura do Motor
  • Níveis de Combustível
  • Velocidade do Motor
  • Tempo de Operação
  • Estado do Motor

Esta solução permitiu monitorizar de perto o estado dos geradores, assim como das manutenções preventivas acerca das horas de funcionamento dos equipamentos, por exemplo.

Monitorização de Gerador com Modbus RS485 e SPX+

Monitorização de Gerador com Modbus RS485 e SPX+, módulo de contactos secos em painel de controlo do gerador.

Painel de Controlo ComAp InteliLite AMF20 com RS485 para o SPX+

Painel de Controlo ComAp InteliLite AMF20 com RS485 para o SPX+

Devido à distância entre o painel de controlo principal e o gerador, que ficava localizado num edifício exterior, o SPX+ foi ligado via uma rede Wifi e depois ligado à infraestrutura de rede principal já existente. O modem 3g permite uma camada adicional de comunicações, enviando alertas sms em situações críticas.

Captura de Ecrã de Unidade AKCP SPX+

Captura de Ecrã de Unidade AKCP SPX+

Mini Data Center

A unidade de tratamento de ar da empresa está equipada com um mini data center que gere as comunicações dos vários sites, e que suporta o escritório principal.

Operações nestas instalações são essenciais para as comunicações dos escritórios centrais, dando a todas as estações de bombagem e unidades de tratamento de águas a ligação de sistemas SCADA, geradores e níveis de combustíveis.

Utilizando sistemas de monitorização no datacenter, usando as unidades SP2+ versão DIN Rail com sensores térmicos para controlar a temperatura do topo, centro e base do bastidor, permitindo um mapa térmico completo da unidade, prevenindo o sobreaquecimento de equipamentos fundamentais de suporte à operação.

O Sistema de Controlo de Acessos para Bastidores RFID Swing Lock, permite um controlo de acessos mais eficaz do bastidor. Gerido centralmente através do sistema AKCP Pro Server, permite ao Staff de IT controlar o acesso aos bastidores e auditar os registos dos mesmos.

SP2+ com modem interno 3G e 3 Sensores de Temperatura e Húmidade

SP2+ com modem interno 3G e 3 Sensores de Temperatura e Húmidade, mapa Térmico e 2 portas de bastidor com RFID.

Controlo de Acessos a Bastidores AKCP RFID Lock

Controlo de Acessos a Bastidores AKCP RFID Lock

Deixar uma resposta